Newsletter n.º 48 | Abril de 2021

---
---

Competição PeddyAPP - Para a Escola Caminhar

A competição "PeddyAPP - Para a Escola caminhar" findou no passado dia 24 de março, e reuniu na sua primeira edição cerca de 1.000 participantes dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, que percorreram na totalidade 4.473,3 quilómetros, o equivalente a uma viagem de ida e volta do Aeroporto de Lisboa ao Aeroporto de Frankfurt! O município que contabilizou mais quilómetros foi a Moita com 1.993 km, seguido do Barreiro com 1.403 km, Montijo com 743 km e Alcochete que contabilizou 334 km.

Assim, foram premiados três estudantes de cada município da área de intervenção da agência, assim como a escola com maior número de quilómetros percorridos.

Se assumirmos que esta totalidade de quilómetros percorridos salvaguardou o "não uso" de um carro para deslocação, podemos dizer que em termos de emissões foram evitados cerca de 894,66 kg de CO2.

Apesar de ter tido um início complicado, face ao desenvolvimento da pandemia e à impossibilidade de transmitir diretamente aos estudantes os objetivos desta iniciativa e da sua competição, conseguimos alcançar resultados muito positivos para a sua primeira edição!

Mais informações aqui.

---

Dia da Energia - 29 de Maio

A 29 de Maio comemora-se o Dia Nacional da Energia que tem como objetivo sensibilizar para o uso racional de energia e para a eficiência energética no dia-a-dia, assim como promover as energias renováveis.

Para assinalar este dia, a S.ENERGIA, em parceria com os seus municípios, irá lançar um QUIZ sobre as temáticas relacionadas com a energia. Serão entregues prémios simbólicos aos participantes que fiquem melhor classificados.

Acompanhe esta iniciativa na nossa página de internet e nas nossas redes sociais, em Facebook e Instagram.

---
---

STEP - Projeto Soluções para Combater a Pobreza Energética 

O Projeto Soluções para Combater a Pobreza Energética (STEP) pretende desenvolver um modelo acessível, inovador e replicável de medidas para combater a pobreza energética, e em Portugal conta com a DECO como parceiro. O projeto inclui alguns dos países com as maiores taxas de pobreza energética na Europa: Bulgária, Chipre, República Checa, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Eslováquia e Reino Unido.

O objetivo geral deste projeto é atenuar a pobreza energética, incentivando mudanças comportamentais e sugerindo soluções de eficiência energética de baixo custo, através de aconselhamento personalizado e esclarecimentos junto dos consumidores em situação de pobreza energética.

Durante o mês de março, os técnicos da S.ENERGIA e os primeiros técnicos dos seus municípios associados, participaram numa formação para "Conselheiros de Energia" através de sistema de gestão de aprendizagem online, para que assim façam parte da rede de aconselhamento aos consumidores mais vulneráveis, contribuindo para um consumo mais eficiente da energia, para uma maior economia na fatura energética e para a melhoria das condições de saúde e bem-estar.

Saiba mais informações sobre este projeto aqui.

---

POWERPOOR: "Empowering Energy Poor Citizens through Joint Energy Initiatives"

O POWERPOOR é um projeto que pretende combater a pobreza energética em vários países europeus, procurando desenvolver programas e/ou modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades/cooperativas de energia, crowfunding/crowdlending, etc).

O parceiro português deste projeto é a Coopérnico (cooperativa de energias renováveis) que partilhou que este projeto irá facilitar a partilha de experiências, boas práticas e conhecimentos, bem como a implementação de intervenções de eficiência energética em pequena escala e a instalação de fontes de energia renováveis, aumentando a participação dos cidadãos com vista à diminuição da pobreza energética a partir do desenvolvimento deste tipo de ações.

Em fevereiro, a S.ENERGIA aceitou o convite da Coopérnico para fazer parte do Grupo Nacional de Ligação das Partes interessadasO Grupo Nacional de Ligação das Partes Interessadas em cada país será um ponto focal e um defensor das atividades e resultados do projeto. Deste grupo farão parte municípios, regiões, agências de energia, universidades, serviços sociais, organizações não governamentais, serviços públicos e comunicação social, que irão reunir ao longo dos três anos do projeto, para acompanharem o projeto e os desenvolvimentos locais, nacionais e europeus de políticas e medidas de combate à pobreza energética.

Para saber mais sobre o projeto POWERPOOR consulte o website aqui.

Projeto EUROPA – Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho

O projeto EUROPA – Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho, aprovado no âmbito do Programa Horizonte 2020 tem 9 parceiros, pertencentes a 6 países europeus, sendo que o parceiro português é a AREANATEJO - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.

A implementação deste projeto visa o desenvolvimento de uma "subscrição de eficiência energética", um conjunto de especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão, que garantam poupanças de energia através da profunda renovação de edifícios residenciais. Pretende-se dinamizar a implementação de uma renovação energética profunda no setor da construção residencial.

A S.ENERGIA aceitou recentemente o convite da AREANATEJO para integrar o Conselho Consultivo do Projeto EUROPA, que será consultado ao nível de decisões estratégicas e para aconselhamento em momentos-chave da implementação do projeto, e que será composto por especialistas/peritos no domínio da eficiência energética, políticas energéticas (entre outros).

Acompanhe o projeto EUROPA aqui.

---
---

Portal CasA+

O Portal casA+, lançado pela ADENE – Agência para a Energia no dia 6 de abril, aproxima o consumidor das soluções de eficiência energética e hídrica e das empresas de qualidade e confiança que o poderão apoiar na melhoria do conforto da sua casa.

Este projeto desenvolve a sua atividade em 8 áreas: auditoria e certificação, arquitetura bioclimática, energias renováveis, ventilação, climatização e água quente sanitária, janelas eficientes, isolamentos térmicos e eficiência hídrica.

No Portal casA+, o consumidor irá encontrar informação na forma de guias e dicas de eficiência focadas nas diferentes áreas de atuação disponíveis, bem como diversas soluções e incentivos que servirão de ajuda para uma casa mais eficiente.

Se não conseguiu acompanhar a sessão de lançamento do Portal CasA+ poderá assistir aqui e saber mais sobre este novo portal aqui.

---

A Nova Etiqueta Energética

Uma maneira mais simples de olhar para a etiqueta energética.

Nos últimos 25 anos, a etiqueta energética da UE tem sido um instrumento essencial de apoio ao consumidor na compra de produtos energeticamente mais eficientes.

A escala da etiqueta utilizada atualmente, de A+++ a G, tornou-se menos eficaz. O facto de as etiquetas envolverem muitos “+“ torna mais difícil a diferenciação entre as classes de produtos, para além de que a grande maioria dos produtos no mercado se situa já nas classes superiores da escala, A, A+, A++ ou A+++, dificultando a distinção entre os produtos mais eficientes.

A nova etiqueta foi introduzida nas lojas físicas e online a desde de 1 de março de 2021, inicialmente apenas em quatro grupos de produtos: aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça e televisores e ecrãs eletrónicos. Para as fontes de luz a nova etiqueta energética entrará em vigor partir de 1 de setembro de 2021.

Saiba mais sobre a nova etiqueta energética e o que mudou aqui.

---

EUCF - European City Facility: Segunda call

Candidaturas abertas de 29 de Março a 31 de Maio.

Apoiada em Portugal pela OesteSustentável - Agência Regional de Energia do Oeste, e RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), a iniciativa European City Facility (EUCF) abre o segundo período de candidaturas de 29 de Março a 31 de Maio (2021).

Podem candidatar-se a este projeto Municípios/autoridades locais isoladamente ou em agrupamentos de Municípios, neste caso indicando um dos Municípios como líder da candidatura. O Município-líder ou o agrupamento tem que possuir um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima (PAES/PAESC) ou equivalente, formalmente aprovado pelos órgãos autárquicos, sendo também aceites planos anteriormente aprovados com metas de 2020. Um dos critérios de elegibilidade é o compromisso político com o projeto, que deve ser devidamente demonstrado, entre outros.

Mais informações sobre as candidaturas no site do projeto.  

---

Novo Regulamento do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia

A ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou no final de março o Regulamento do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), que passa a integrar eletricidade e gás, adequando-o aos novos desafios da transição energética.
O regulamento beneficiou, em processo de Consulta Pública, do parecer dos Conselhos Tarifários do setor elétrico e do setor do gás natural, e dos comentários de diversas entidades, designadamente de associações de consumidores, empresas dos setores regulados e entidades públicas.
Para promover a literacia dos consumidores é também publicada uma versão resumida que explica os principais pontos do novo regulamento do PPEC.

Consulte mais informação aqui.

---

Novos Avisos - Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da ENEA 2020 

Estão abertas as candidaturas do Fundo Ambiental para Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020), em três avisos específicos e com os seguintes prazos de submissão:

Aviso n.º 6106/2021 - Proteger a vida terrestre - prazo: 30 de abril de 2021

Aviso n.º 6700/2021 - Produção e Consumo Sustentáveis - prazo: 14 de maio de 2021.

Aviso n.º 6528/2021 - Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis - prazo: 14 de maio de 2021.

A ENEA 2020 estabeleceu três pilares essenciais: Descarbonizar a Sociedade; Tornar a Economia Circular; Valorizar o Território. Estes três pilares contribuem de forma decisiva na sociedade para a alteração de comportamentos que assegure progressos em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É neste âmbito que são lançados periodicamente avisos nas diferentes áreas temáticas.

As operações a apoiar no âmbito dos avisos acima referidos devem contemplar iniciativas imateriais com abordagem inovadora e impacto reconhecido no domínio da Educação Ambiental, relativas a cada eixo temático.

Saiba mais detalhes sobre estes Avisos aqui.

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2021)

Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões é um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017 que pretende dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100 % elétrica.

Desenhado a pensar num público heterogéneo - Pessoas singulares e Pessoas coletivas -, este incentivo concretiza-se através da atribuição de unidades de incentivo que dependem da tipologia dos veículos de baixas emissões.

Este ano, o Despacho mantém a dotação de 4M euros, destacando-se três áreas-chave de intervenção, que integram diferentes tipologias de apoio e beneficiários distintos: Ligeiro de Passageiros, Logística urbana e Mobilidade ativa ciclável e duas rodas.

Poderá consultar mais informação sobre este incentivo aqui.

---

Esta mensagem foi enviada automaticamente pela S.ENERGIA. De acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicações Eletrónicas (Decreto-Lei nº 7/2004), poderá solicitar a remoção do seu endereço em: Cancelar subscrição. Conheça a nossa Política de Privacidade.