Newsletter n.º 49 | Setembro de 2021

---
---

PeddyAPP - Para a Escola a Caminhar

A competição PeddyAPP - Para a Escola a Caminhar volta para uma segunda edição!

O PeddyApp é um projeto que tem como principal objetivo aliciar os jovens a mudar de hábitos de deslocação, através do registo, numa aplicação móvel, dos trajetos efetuados a pé para a escola ou para outras atividades, contribuindo, deste modo, para uma melhoria da saúde e do ambiente.

A edição 2020/2021 que findou em março, reuniu cerca de 1.000 participantes dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, que percorreram na totalidade 4.473,3 quilómetros, o equivalente a uma viagem de ida e volta do Aeroporto de Lisboa ao Aeroporto de Frankfurt! O município que contabilizou mais quilómetros foi a Moita com 1.993 km, seguido do Barreiro com 1.403 km, Montijo com 743 km e Alcochete que contabilizou 334 km. 

Com a segunda edição 2021/2022 planeia-se alcançar um maior número de participantes incentivando uma maior mobilidade sustentável em toda a nossa área de intervenção.

Mantenha-se atento a mais novidades no nosso website.

---

Pedale Connosco - 19 de Setembro

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2021 (16 a 22 de Setembro) este ano com o tema central "Mova-se de forma sustentável. Seja saudável" que apela ao uso de modos de locomoção suaves e ativos nas deslocações diárias, nomeadamente andar a pé e de bicicleta, a AML - Área Metropolitana de Lisboa, os municípios integrantes e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, promovem a iniciativa "Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta" nos dias 18 e 19 de setembro.

Deste modo, na manhã do dia 19 de setembro (domingo), os municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com o apoio da S.ENERGIA, realizam o percurso integrado na iniciativa em modo de estafeta com partida no Largo de São João no Município de Alcochete, passagem pelo Município do Montijo, Município da Moita, Município do Barreiro e chegada ao Parque da Vila na Quinta do Conde em Sesimbra. 

Horários previstos:

Partida Alcochete - Largo São João - 9h10

Partida Montijo - Av. dos Pescadores (junto ao Coreto) - 9h30

Partida Moita - N11 - Parque estacionamento "Alerta Aventura" - 10h

Partida Barreiro - Rua Adelina Abranches (Paróquia Lavradio) - 10h30

Chegada - Av. Cova dos Vidros 84, 2975-372 Quinta do Conde - 12h

Mais informações sobre o percurso e inscrições aqui (até ao final do dia 15 setembro).

A inscrição é gratuita mas condição obrigatória para ter direito ao seguro.

---
---

Efficient Schools Living Lab - Interreg MED

O Efficient Schools Living Lab, desenvolvido no âmbito do projeto Interreg MED Edifícios Eficientes e liderado pela ADENE - Agência Portuguesa de Energia, visa promover e aumentar os níveis de eficiência energética nas escolas públicas portuguesas.

O Efficient Buildings Living Lab será um pólo de criação de valor acrescentado e transferência de conhecimento sobre eficiência energética nas escolas públicas, um dos principais alvos da Comunidade de Edifícios Eficientes e um dos grandes temas da próxima geração de políticas energéticas.

O Efficient Schools Living Lab desenvolverá as suas atividades no Alentejo, região inserida na área de cooperação do programa Interreg MED. Focar-se-á numa região específica do interior alentejano, o distrito de Portalegre, que já foi alvo de alguns Projectos Modulares do Interreg MED onde se encontraram ambientes dinâmicos e bons resultados alcançados.

Do conjunto de instrumentos da Comunidade de Edifícios Eficientes, o Living Lab português irá transferir as ferramentas de dois projectos modulares: PrioritEE e EduFootPrint

Saiba mais aqui.

---

Projeto EUROPA "One-Stop-Shop"

A abordagem «One-Stop-Shop» do Projeto EUROPA inclui uma vertente virtual e outra física, onde é possível encontrar todas as informações e serviços necessários para implementar um projeto de renovação profunda.

A «One-Stop-Shop» do EUROPA compreende os  serviços de:

• Matchmaking: Através da transmissão de contactos com os prestadores de serviços envolvidos no processo de renovação e com os esquemas de apoio financeiro adequados.

• Planeamento financeiro da renovação energética: A "One-Stop-Shop" oferece planos de financiamento feitos à medida para ajudar todos os intervenientes a alcançarem uma renovação profunda através da “energia como um serviço”.

• Apoio administrativo: Ajuda a ultrapassar os entraves burocráticos.

O que é a Subscrição de Eficiência Energética?

A subscrição de eficiência energética é parte integrante da abordagem «One-Stop-Shop», do Projeto EUROPA. Através de requisitos e padrões específicos, a subscrição de eficiência energética define os detalhes técnicos, financeiros e contratuais que devem ser implementados no âmbito do processo de renovação profunda.

Esta subscrição de eficiência energética é um contrato entre proprietários de habitações e operadores de mercado. Permite que todos os intervenientes num projeto de renovação energética profunda de edifícios residenciais estabeleçam padrões e requisitos comuns para a mesma, de modo a garantir precisão e responsabilidade, transparência e elevada qualidade.

Poderá consultar mais aqui.

---
---

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis - Fase 2

A 1.ª fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis revestiu-se de uma enorme procura que conduziu ao esgotamento da totalidade da verba afeta ao Programa antes do final de 2020 e ao seu reforço estimado em cerca de 5 M€, totalizando 9,5 M€.

Encontram-se agora abertas as candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis – Fase II. As candidatura podem ser realizadas acedendo a este link no website do Fundo Ambiental, sendo que o prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre desde o dia 22 de junho até às 23.59 h do dia 30 de novembro de 2021 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista.

Abrangência:

– Edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas, construídos e licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive, em todo o território nacional.
– Edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas, construídos e licenciados até 1 de julho de 2021, apenas para as intervenções que se enquadrem nas tipologias 3, 4, 5 e 6 do ponto 6.3 deste regulamento.
– Excetuam-se do disposto nos números anteriores os imóveis da propriedade de pessoas coletivas.

Beneficiários:

São elegíveis pessoas singulares que comprovem a qualidade de titular de qualquer direito de realizar as intervenções nos imóveis candidatos, incluindo os seus proprietários e coproprietários ou o cabeça de casal de herança indivisa.
A comprovação da qualidade de titular dos direitos referidos no ponto anterior, poderá ser feita através de qualquer documento idóneo para o efeito, nomeadamente Caderneta Predial Urbana, Certidão ou Escritura.

Para mais informações acerca do programa e como realizar a candidatura acesse aqui.

---

CLASSE+

O sistema CLASSE+ para etiquetagem energética de produtos (originalmente designado por SEEP) é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios.

Em concreto, a etiqueta CLASSE+ visa dar resposta à ausência de etiqueta europeia obrigatória para alguns produtos que afetam o desempenho energético dos edifícios, como janelas, isolamentos, tintas, etc. O objetivo é proporcionar aos consumidores uma referência simples e de fácil interpretação quando procuram soluções energeticamente mais eficientes para estes e outros materiais e soluções com influência no conforto e no consumo energético dos edifícios.

O desempenho energético dos produtos está classificado numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), semelhante à etiqueta energética dos eletrodomésticos. Através desta referência à classe energética, é possível ao consumidor estabelecer, desde logo, um requisito mínimo para a eficiência energética da solução que se propõe adquirir, bem como comparar o desempenho entre diferentes propostas que receba.

A etiqueta CLASSE+ não tem custos para o consumidor, permite uma escolha mais informada e promove o conforto e a poupança de energia das famílias, com benefícios para a economia e para o ambiente. 

Para mais informações aqui.

---

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC)

Encontram-se abertas as candidaturas para o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia

A ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou no dia 6 de julho a 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), com a publicação do Aviso para apresentação de candidaturas entre 6 de julho de 2021 e 14 de outubro 2021.

Num contexto de um sistema energético integrado, a 7ª edição do PPEC, programa de apoio e incentivo à implementação de medidas que promovam a redução do consumo de energia ou a gestão de cargas, vai abranger, pela primeira vez, medidas de eficiência no consumo do gás natural, mantendo-se as linhas orientadoras das edições anteriores quanto a medidas, período de implementação e dotação orçamental.

Podem candidatar-se à implementação de medidas, as entidades diretamente relacionadas com o setor energético, incluindo agências de energia, comercializadores de eletricidade e/ou gás, bem como, associações de defesa dos consumidores, instituições de ensino e centros de investigação e, também pela primeira vez, organizações não governamentais que promovam a eficiência energética ou a proteção do ambiente e do clima.

Consulte mais informação aqui.

---

Programa Vale Eficiência - 1ª Fase

programa “Vale Eficiência” enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional, possibilitando o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias, contribuindo para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.

Ao abrigo deste programa pretende-se entregar 100.000 “vales eficiência” a famílias economicamente vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 € acrescido de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) cada, para que estas possam investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação, quer por via da realização de intervenções na envolvente, quer pela substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes. A presente fase do Programa, visa a entrega de 20.000 vales.

Beneficiário 

É elegível a pessoa singular titular de um contrato de eletricidade que reúna simultaneamente as seguintes condições

(a) Seja beneficiária da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) à data de submissão da candidatura, e que tal seja evidenciado na fatura da eletricidade da habitação permanente;

(b)   Seja proprietária e resida permanentemente na habitação para a qual se candidata ao Vale Eficiência;

(c)    Não tenha sido beneficiária do programa Vale Eficiência.

Prazo

O prazo para a inscrição dos candidatos a fornecedores do Programa “Vale Eficiência” tem início no dia 6 de agosto de 2021 e termina após 12 meses da data do último vale emitido. 

O prazo para a inscrição dos candidatos a beneficiários tem início no prazo máximo de 60 dias após a publicação do presente Regulamento e termina às 23.59 h do dia 31 de dezembro de 2021, ou quando se atingir o limite de 20.000 Vales emitidos.

O prazo máximo para a utilização do “Vale Eficiência” é de 12 meses após a sua data de emissão, período no qual deve ser submetida a candidatura pelos fornecedores. Após esse período os fornecedores já não poderão introduzir o código do Vale Eficiência nas candidaturas a submeter.

O prazo para apresentação das candidaturas ao Programa “Vale Eficiência” termina após 12 meses da data do último vale emitido.  

Mais detalhes aqui.

---

Esta mensagem foi enviada automaticamente pela S.ENERGIA. De acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicações Eletrónicas (Decreto-Lei nº 7/2004), poderá solicitar a remoção do seu endereço em: Cancelar subscrição. Conheça a nossa Política de Privacidade.