Newsletter n.º 51 | Dezembro de 2022

---
---

Competição "PeddyAPP" - 3ª edição começa em janeiro!

A 3 de janeiro de 2023 inicia-se a 3ªedição da competição interescolar “PeddyApp – Para a escola a caminhar” promovida pela S.ENERGIA em colaboração com as autarquias da sua área de intervenção, continuando a premiar quem mais anda a pé em cada um dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Na edição anterior a iniciativa contou com 1.684 participantes que juntos caminharam 18.277 Km, este ano esperamos ultrapassar os 2.000 participantes!

O “PeddyApp – Para a escola a caminhar” tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável, incentivando de uma forma original e inovadora, os alunos a deslocarem-se a pé, desde a sua casa até à escola, assim como nas suas atividades fora do âmbito escolar.

Recorrendo à geo-localização, o PeddyApp promove uma competição amigável entre escolas para premiar os alunos que percorreram mais quilómetros durante a competição. Para participar, os alunos dos 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional ou os membros das comunidades educativa dos concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, devem fazer o download da aplicação “PeddyApp”, gratuita para Android e iOS e registar-se.

A aplicação irá calcular os quilómetros percorridos a pé diariamente, não só nos percursos para a escola, como em todas as deslocações, e os alunos terão ainda na aplicação PeddyApp “pontos estrela” em alguns locais emblemáticos que ajudarão a somar pontos extra para competição. A competição que se inicia a 3 de janeiro e termina a 31 de março de 2023 e para além de premiar os 3 primeiros classificados, premeia também a escola que arrecadar a maior quantidade de quilómetros percorridos.

Faz download da APP, começa a caminhar e podes ganhar um Iphone!

A implementação deste projeto nos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete é da responsabilidade da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, sendo que o projeto “PeddyApp – Para a escola a caminhar” foi uma iniciativa desenvolvida em 2018/2019 pela AMESEIXAL com cofinanciamento do Fundo Ambiental, alargada desde a sua 2ªedição (2020/2021) ao território de intervenção da S.ENERGIA.

 Mais informação na nossa página web em http://www.senergia.pt/peddyapp/ consulte o regulamento da competição e siga-nos nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

---

7ª Edição PPEC - S.ENERGIA com 4 Medidas Aprovadas

Os resultados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) da 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) aprovam 4 das 5 candidaturas apresentadas pela S.ENERGIA, sendo este o número máximo de medidas que é possível  aprovar por uma agência de energia, segundo as regras do PPEC. Estes 4 projetos representam no seu conjunto um volume total de financiamento perto de 1 milhão de euros.

Os projetos aprovados dividem-se em medidas tangíveis, onde a troca de equipamentos corresponde a uma redução direta do consumo de energia, e em medidas intangíveis, ou seja, em medidas imateriais direcionadas para a mudança comportamentos e procedimentos.

O primeiro projeto das medidas tangíveis aprovadas foi a medida EduLUX 2,3+ onde será financiada a substituição da iluminação interior de escolas de 2º e 3º ciclo, secundárias e do ensino superior, nomeadamente do Instituto Politécnico de Setúbal, promovendo o aumento da eficiência com a troca para tecnologia LED das lâmpadas fluorescentes ainda largamente maioritárias nas nossas escolas. A implementação desta medida prevê a troca de 47.190 lâmpadas tubulares gerando uma economia de energia na ordem dos 3,6 GWh/ano uma economia de cerca de 383.000€/ano. Ainda nas tangíveis, foi aprovada a medida EficiênciaH2O, onde se financia a troca de equipamentos em sistemas de bombagem e circulação de água, como em piscinas ou no abastecimento  de águas, aponta para uma poupança  energética de cerca de 518 MWh/ano, gerando uma poupança financeira de cerca de 54.000€/ano. 

As medidas intangíveis aprovadas foram a NegaWATT: menos é MAIS!, uma medida direcionada às escolas de 2º e 3º ciclo, que recorre à “gamificação” na educação para promover os conceitos de suficiência energética, eficiência energética e energias renováveis, e a Caderneta Energética – Ferramenta para a Gestão e Otimização Energética em Edifícios, que visa instituir um conjunto de procedimento na gestão de energia em edifícios, com auditorias, monitorização de consumos energéticos e programas de manutenção preventiva, integrando conceitos de Smart Ready Buildings e integração em plataformas de Smart Cities.

No último trimestre de 2022, foram desenhados os primeiros elementos de comunicação  e desenvolvidas as primeiras tarefas previstas para o lançamento da implementação destas medidas.

Adicionalmente a S.ENERGIA é ainda parceira em mais 5 medidas promovidas por agências de energia congéneres, a saber: Escape Room Energia, da AMESeixal, onde se adota o conceito de Escape Room como um instrumento pedagógico para a difusão de boas práticas de eficiência energética; Frio eficiente nas lotas e mercados municipais de Portugal, da ENA, que visa a substituição de equipamentos poucos eficientes em sistemas de refrigeração de lotas e mercados; Regadio Eficiente, também da ENA, que visa melhorar a eficiência dos sistemas de bombagem hidráulica para rega, e por último a medida Mais Eficiência – Renovação de Energética nas IPSS, Municípios e Coletividades, da RNAE,  que pretende atuar de uma forma abrangente nos consumos de eletricidade e gás, através da substituição de equipamentos ineficientes por bombas de calor de última geração.

Este conjunto alargado de medidas vai permitir à S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete atuar nos próximos 2 anos em vários sectores de atividade na promoção ativa da eficiência energética, através do cofinanciamento na substituição de equipamentos mais ineficientes, e na sensibilização da população, com especial enfoque na comunidade escolar, mas também nos utilizadores e gestores de edifícios de serviços em vários sectores, públicos e privados.

Desta forma, os municípios da área de intervenção da S.ENERGIA encontram também forma de materializar no próximo ano de 2023 algumas das medidas recomendadas à administração pública no Plano de Poupança de Energia 2022-2023, apresentado pelo governo em setembro de 2022. 

---

Conselho de Administração e Assembleia Geral da S.ENERGIA aprovam o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 

No dia 22 de novembro, o Conselho de Administração da S.ENERGIA reuniu-se para avaliar e aprovar o Plano de Atividades e Orçamento desta agência para 2023. Já no dia 29 este Plano de Atividades e Orçamento foi levado à Assembleia Geral da S.ENERGIA onde da qual se viu a sua aprovação. Foram ainda abordadas as próximas etapas para desenvolvimento das 4 medidas aprovadas pelo PPEC e o planeamento futuro da S.ENERGIA para as mesmas. 

É de referenciar que a Constituição dos membros da S.ENERGIA foi alterada no passado dia 27 de julho, na Assembleia Geral Eleitoral, contando agora com dois novos membros, a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM), que integra a Mesa da Assembleia Geral, com o seu representante sendo o Dr. João Martins, e o novo membro Alsa Todi Metropolitana de Lisboa, que integra o Conselho de Administração, sendo o seu representante o Dr. Fernando Esteves.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: CM Barreiro
1º Secretário: SIMARSUL
2º Secretário: AFPDM

Conselho de Administração

Presidente: CM Alcochete
Vice-presidente: CM Barreiro
Vice-presidente: CM Moita
Vice-presidente: CM Montijo
Administrador: ADENE – Agência para a Energia
Administrador: Instituto Politécnico de Setúbal
Administrador: EDP Distribuição
Administrador: Alsa Todi Metropolitana de Lisboa

Conselho Fiscal

Presidente: AMARSUL
Vogal: Escola Técnica Profissional da Moita
Vogal: Transportes Sul do Tejo

---
---

Ações de Sensibilização da S.ENERGIA ao longo de 2022

Anualmente a S.ENERGIA disponibiliza a toda a comunidade educativa dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, várias ações de sensibilização a serem realizadas nas escolas.

Ao longo do ano de 2022 (ano letivo 2021/2022) a S.ENERGIA conseguir chegar a mais 630 alunos nas suas ações, abordando assuntos atuais como as alterações climáticas, o que podemos fazer para contribuir para a sua mitigação e o que tem sido feito ao nível da adaptação dos territórios.

Através de ferramentas didáticas e pedagógicas, como vídeos e jogos temáticos, são explorados temas relevantes para a consciencialização ambiental e promoção de boas práticas no dia-a-dia.

Para o próximo ano letivo esta agência mantém-se disponível para realizar mais ações de sensibilização junto dos estudantes, apresentando como suas ações as seguintes:

• Super-Heróis da Energia (1º Ciclo)

• PeddyApp - Para a Escola a Caminhar (2º Ciclo e 3º Ciclo)

• Missão NegaWATT - Menos é Mais! (2º Ciclo e 3º Ciclo)

A Comunidade Educativa pode contactar-nos para agendar estas ações de sensibilização para o 2º e 3º períodos letivos, através do email geral@senergia.pt

---
---

Webinars | Interreg SUDOE ENERGY PUSH - Gestão de Energia na Habitação Social 

A requalificação de bairros municipais, a reabilitação e reconversão energética de habitações, bem como a integração de energias renováveis em edifícios, enquanto componentes da gestão do parque habitacional público e dos apoios sociais à habitação, são intervenções que contribuem para a descarbonização do parque de edifícios, nomeadamente através da melhoria dos respetivos desempenhos energéticos, do fomento da progressiva eletrificação e do uso de equipamentos mais eficientes.

É neste contexto que se insere o projeto ENERGY PUSH (Efficient eNERGY for PUblic Social Housing), cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, que, reunindo parceiros de Portugal (ADENE e FEUP), Espanha e França, tem por objetivo melhorar a eficiência energética na habitação social através da utilização da metodologia BIM.

No âmbito do projeto e organizado pela ADENE, realizaram-se nas manhãs dos dias 14 e 15 de dezembro, dois webinars de apresentação pública dos resultados do ENERGY PUSH, incluindo exemplos de boas práticas de soluções inovadoras de gestão de energia na habitação social. 

Com mais de 100 inscrições, os webinars focaram-se nos resultados gerais, apresentados pelo coordenador do projeto CTL Cantabria – Fundación Centro Tecnológico en Logística Integral, e em dois exemplos de casos práticos desenvolvidos/implementados nos países participantes do projeto (Portugal, Espanha e França).

Pode rever estes webinars, através dos seguintes links:

• Webinar #1 – 14 de dezembro de 2022 

• Webinar #2 – 15 de dezembro de 2022

 

---

1ª Edição do Encontro "Energia e Território" - RNAE e E-REDES

A 15 de dezembro de 2022 realizou-se a 1ª Edição do Encontro Energia e Território, nas instalações do Instituto Politécnico de Viseu, organizado pela E-Redes e pela RNAE – Rede Nacional de Agências de Energia.

Este evento surgiu no âmbito do atual paradigma energético e da crescente necessidade de aumentar a consciência climática, sendo que a partilha de conhecimentos, experiências e ideias revela-se essencial para abrir as portas a um futuro eficiente e descarbonizado. Foram analisadas algumas das insuficiências atuais, e apresentadas propostas para se  ultrapassarem estas dificuldades no sentido de acelerar o processo de Transição Energética.

O encontro abriu com discursos do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos Costa e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, seguidos da Visão E-REDES protagonizada pelo Presidente da E-REDES, José Ferrari Careto. 

Este 1º Encontro Energia e Território contou com excelentes painéis e respetivos moderadores onde participaram representantes da E-Redes, da DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia), da MOBI.E (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica), de diversas CIM (Comunidades Intermunicipais)CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional)ADENE (Agência para a Energia), da RNAE (Rede Nacional de Agências de Energia) através de representantes de diversas Agências de Energia, e da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

O encerramento deste 1º Encontro Energia e Território esteve a cargo do Presidente da RNAE, Carlos Santos, do Presidente da E-Redes, José Ferrari Careto e do Secretário de Estado da Energia, João Galamba.

---

Esta mensagem foi enviada automaticamente pela S.ENERGIA. De acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicações Eletrónicas (Decreto-Lei nº 7/2004), poderá solicitar a remoção do seu endereço em: Cancelar subscrição. Conheça a nossa Política de Privacidade.