
Sérgio Saraiva (Baía do Tejo)
Nome: Sérgio Saraiva
Entidade: Baía do Tejo
Função: Administrador

A ENERINT é levar à prática o bom princípio de “Pensar Globalmente, Agir Localmente”.
ENERINT: Uma vez que são patrocinadores da ENERINT, qual a importância que consideram existir na realização desta Feira de Energia Inteligente para região?
Sérgio Saraiva: Numa altura onde as questões ambientais já fazem parte da nossa vida e onde os efeitos das alterações climáticas começam a ser sentidos por todos é muito importante que a temática da eficiência energética seja colocada nos lugares cimeiros das nossas preocupações. A ENERINT é levar à prática o bom princípio de “Pensar Globalmente, Agir Localmente”.
ENERINT: Esperam encontrar soluções inovadoras para a melhoria da eficiência energética dos edifícios e equipamentos da Baía do Tejo na II edição da ENERINT?
Sérgio Saraiva: Todos os meios são bons para a Baía do Tejo ter contacto com soluções que permitam a empresa melhorar a sua performance ao nível da eficiência energética. Sendo esta Feira uma mostra das melhores prática nesta área, a nossa expectativa será encontrar tecnologias mais eficientes na área das Energias Renováveis, Construção e Reabilitação Urbana.
ENERINT: Quais as estratégias de eficiência energética que estão a ser levadas a cabo pela Baía do Tejo no seu território?
Sérgio Saraiva: A Baía do Tejo, com o objetivo de melhorar a eficiência energética e ambiental dos espaços e edifícios sob sua gestão, tem um protocolo firmado com a S.ENERGIA – Agência de Energia para os concelhos de Barreiro, Moita e Montijo, que permitiu a elaboração e aprovação de candidaturas a fundos comunitários no âmbito da redução de consumos nos seus equipamentos. Este protocolo visa operacionalizar a aposta da empresa na modernização dos parques na vertente ambiental e energética. A eficiência energética tem sido uma das preocupações da Baía do Tejo nas diversas intervenções de construção e reabilitação realizadas, não só numa vertente de soluções construtivas mas também ao nível da instalação de equipamentos de Climatização e Iluminação mais eficientes, incorporando também a instalação de Energias Renováveis.

António Leal Sanches (EDP Distribuição)
Nome: António Leal Sanches
Entidade: EDP Distribuição
Função: Diretor da Direção de rede e Clientes Lisboa

A ENERINT debruça-se sobre um conjunto de temáticas coincidentes com algumas das preocupações e áreas de interesse da EDP Distribuição, destacando a iluminação e a gestão de energia.
ENERINT: Porque aposta a EDP Distribuição neste tipo de feiras, uma vez que é patrocinadora da ENERINT?
António Leal Sanches: A ENERINT debruça-se sobre um conjunto de temáticas coincidentes com algumas das preocupações e áreas de interesse da EDP Distribuição, destacando a iluminação e a gestão de energia. É por isso – e porque vai chegar junto das pessoas e interagir com elas – o tipo de evento em que a nossa empresa tem também interesse em participar.
ENERINT: Resumidamente, qual é a estratégia da EDP Distribuição nesta área da “Energia Inteligente”?
António Leal Sanches: “Energia Inteligente” é justamente “o nosso nome do meio”, como costuma dizer-se. Com o Projeto InovGrid, e seus desenvolvimentos, estamos a levar a inteligência à rede elétrica e, ao envolver os consumidores, a transformar o modo como cada um usa e analisa o uso que faz da energia.
O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Euroeletric, em 2011, como o case study de redes inteligentes de energia, entre mais de 260 projetos a nível europeu. É um projeto de referência, pela forma como demonstra os vários benefícios das redes inteligentes, designadamente, através da participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, em paralelo com uma maior eficácia operacional do operador da rede de distribuição.
Consideramos a nossa participação na ENERINT como mais um passo muito válido nesse caminho.

Joaquim Borges Gouveia (RNAE)
Nome: Joaquim Borges Gouveia
Entidade: ENERGAIA / RNAE
Função: Presidente C.A. / Presidente da Direção

As agências têm o relevante papel de ser o centro de conhecimento local de apoio às autarquias locais e às organizações sem fins lucrativos e empresas locais onde poderão obter informações relevantes e formas de melhorarem a sua eficiência energéticas e de se tornarem mais sustentáveis
ENERINT: Na perspetiva da RNAE, porque se justifica a realização de eventos como a ENERINT?
Joaquim Borges Gouveia: Justifica-se pela importância da divulgação dos temas que a ENERINT se propõe tratar junto do grande público e pela possibilidade de troca de experiências entre profissionais do mesmo setor de atividade.
Também será importante junto dos alunos das escolas do concelho pois estes temas são de enorme relevância no futuro das suas vidas, quer pessoais, quer profissionais.
ENERINT: Qual o papel das agências de energia na mediação entre as soluções de eficiência energética disponíveis no mercado, tendo como exemplo, aquelas que serão apresentadas na II edição da ENERINT, e as necessidades efetivas dos municípios, associações, particulares ou empresas?
Joaquim Borges Gouveia: As agências têm o relevante papel de ser o centro de conhecimento local de apoio às autarquias locais e às organizações sem fins lucrativos e empresas locais onde poderão obter informações relevantes e formas de melhorarem a sua eficiência energéticas e de se tornarem mais sustentáveis.
Também para os cidadãos individualmente poderão ter nas agências de energia o apoio para melhorar a sua utilização energética das suas habitações recorrendo a experiência e aos conhecimento muito prático que as agências de energia possuem.

Bruno Vitorino (CM Barreiro)
Nome: Bruno Vitorino
Entidade: CM Barreiro / S.ENERGIA
Função: Vereador / Presidente CA

Este evento pretende tornar-se numa referência da região e do sector
ENERINT: Quais são os objectivos da ENERINT 2016?
Bruno Vitorino: Uma Feira de soluções energeticamente eficientes, que congregue no mesmo espaço um conjunto de soluções e atores locais que só por si tenham capacidade de influenciar, a médio e longo prazo, a eficiência energética regional, com especial enfoque nos sectores doméstico e serviços.
ENERINT: Qual a importância deste evento para a região?
Bruno Vitorino: Este evento pretende tornar-se numa referência da região e do sector, gerando ponto de encontro que propicie novas oportunidades de negócios, e de apresentações de novos produtos, serviços e soluções.

Miguel Canudo (CM Moita)
Nome: Miguel Canudo
Entidade: CM Moita / S.ENERGIA
Função: Vereador / Vice-Presidente CA

Pela importância do tema justifica-se o empenho e a aposta da Câmara Municipal da Moita
ENERINT: A C.M. Moita organiza a ENERINT 2016 em parceira com a S.ENERGIA?
Miguel Canudo: Sim, pela importância do tema justifica-se o empenho e a aposta da Câmara Municipal da Moita na co-organização deste evento.
ENERINT: O que podem encontrar na ENERINT os munícipes, as empresas e as demais entidades do Concelho?
Miguel Canudo: Os munícipes, e quem nos visitar, poderão encontrar empresas e soluções que lhes permitam não só ser mais eficientes no consumo de energia, como também produzir a sua própria energia. E como estaremos em plena Semana Europeia da Mobilidade, teremos algumas atividades de sensibilização nesta área destinadas aos mais jovens, e realizaremos ainda mais um Encontro com Energia na tarde do dia 23 de Setembro, desta vez com uma programação dedicada às “Oportunidades e Desafios na área da Energia”.

José Francisco dos Santos (CM Montijo)
Nome: José Francisco dos Santos
Entidade: CM Montijo / S.ENERGIA
Função: Vice-Presidente / Vice-Presidente CA

Trata-se de um tema aliciante que pode desempenhar um papel relevante na Península, expondo também soluções para as intervenções urbanísticas de recuperação e regeneração urbana
ENERINT: Quais as áreas temáticas da ENERINT 2016?
José Francisco dos Santos: As áreas temáticas da feira são: mobilidade sustentável, eficiência energética na iluminação e climatização, a produção descentralizada de energia a partir de fontes renováveis, formação técnica, a gestão da energia e construção sustentável, expondo também soluções que se direcionem para as intervenções ou operações urbanísticas de recuperação e regeneração urbana..
ENERINT: Qual o público alvo da ENERINT 2016?
José Francisco dos Santos: Este evento de entrada gratuita estará aberto ao público em geral, estudantes e professores, arquitetos, engenheiros, construtores civis, profissionais do sector do ambiente e energia, gestores e técnicos da administração pública central, regional e local, responsáveis pela gestão de edifícios, técnicos das agências de energia, etc.
S.ENERGIA Organiza 2.ª Feira Inteligente na Moita
Data: 15/06/2016
Título: S.ENERGIA 0rganiza 2.ª Feira Inteligente na Moita
Orgão de Comunicação: Rostos Online
S.ENERGIA Organiza 2.ª Edição da Feira Inteligente na Moita
Data: 15/06/2016
Título: S.ENERGIA 0rganiza 2.ª Edição da Feira Inteligente na Moita
Orgão de Comunicação: Distrito Online
http://www.distritonline.pt/s-energia-organiza-ii-feira-de-energia-inteligente-na-moita/