No passado dia 11 de dezembro, na reunião do Conselho de Administração da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, realizada na Casa do Ambiente do Montijo, tomou posse como Presidente do Conselho de Administração (C.A.) o Vereador José Santos, enquanto representante da Câmara Municipal do Montijo.
Nesta reunião foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento da S.ENERGIA para 2021, que foi submetido e aprovado também na Assembleia Geral da S.ENERGIA, presidida pelo Presidente Fernando Pinto da Câmara Municipal de Alcochete, realizada a 18 de dezembro na Biblioteca Municipal de Alcochete.
O Presidente do C.A., Vereador José Santos, apresentou a proposta de atividades da S.ENERGIA para 2021, enquadrada na recente publicação do PNEC – Plano Nacional Energia e Clima 2030, onde se estabelece um novo ciclo de políticas integradas de energia e clima que se pretende que culmine em 2050 com o atingir a neutralidade carbónica, e onde se estabelece que as Agências de Energia são atores chaves ao nível local para este processo.
Neste âmbito, foi realçada a proposta de elaboração do Plano de Eficiência Programada pela S.ENERGIA, um programa de atuação antecipada para os edifícios e infraestruturas municipais, que pretende otimizar o funcionamento das instalações técnicas, monitorizar o seu desempenho e corrigir desvios no consumo energético previsto ou ideal, permitindo reduzir consumos e custos.
Na área da sensibilização foi destacada a iniciativa “PeddyApp – Para a escola a caminhar” lançada durante a Semana Europeia da Mobilidade em 2020, mas cuja competição interescolar (2020/2021) dirigida aos alunos do 2º e 3º Ciclos, Secundário e Profissional dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, se iniciou a 4 de janeiro de 2021, e conta com mais de 500 inscritos. Para informações detalhadas sobre a competição, disponibiliza-se vídeo no Canal Youtube da S.ENERGIA em https://youtu.be/tJQWT1uq8oY ou no website http://www.senergia.pt/peddyapp/.
Por fim, foi também referido o sucesso da medida “EduLUX – Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas Básicas”, financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (2017/2018), e promovida pela S.ENERGIA durante 3 anos, cujos resultados permitiram melhorar a eficiência energética na área da iluminação interior em 188 Escolas Básicas do 1º Ciclo dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Setúbal, Palmela, Sesimbra, Seixal e Loures. A implementação desta medida permitiu a troca de pelo menos 30.749 lâmpadas tubulares fluorescentes de tecnologia T8 por lâmpadas tubulares LED, com uma poupança de energia anual de 2.227.885 kWh, e uma redução de custos de 263.782€ por ano, para os 9 municípios envolvidos neste projeto.
Os resultados obtidos são uma demonstração prática da relevância do papel das Agências de Energia, e da S.ENERGIA em particular, sendo também uma prova de que os programas de financiamento nestas áreas, tem sem dúvida um fator impulsionador na implementação de medidas de eficiência energética de elevado alcance ambiental e social.
