
O POWERPOOR é um projeto que pretende combater a pobreza energética em vários países europeus, procurando desenvolver programas e/ou modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades/cooperativas de energia, crowfunding/crowdlending, etc).
O parceiro português deste projeto é a Coopérnico (cooperativa de energias renováveis) que partilhou que este projeto irá facilitar a partilha de experiências, boas práticas e conhecimentos, bem como a implementação de intervenções de eficiência energética em pequena escala e a instalação de fontes de energia renováveis, aumentando a participação dos cidadãos com vista à diminuição da pobreza energética a partir do desenvolvimento deste tipo de ações.
Financiado pelo programa de Investigação e Desenvolvimento Horizonte 2020, além de Portugal, o projecto Powerpoor vai desenvolver programas de mitigação da pobreza energética em mais sete países europeus – Bulgária, Croácia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, e Espanha – que, além de Portugal, são dos países mais afectados pela pobreza energética a nível europeu. O programa teve início em Setembro de 2020, com uma verba de dois milhões de euros e tem como meta tirar da pobreza energética mais de 22 mil famílias europeias até 2023.
Em fevereiro, a S.ENERGIA aceitou o convite da Coopérnico para fazer parte do Grupo Nacional de Ligação das Partes interessadas. O Grupo Nacional de Ligação das Partes Interessadas em cada país será um ponto focal e um defensor das atividades e resultados do projeto. Deste grupo farão parte municípios, regiões, agências de energia, universidades, serviços sociais, organizações não governamentais, serviços públicos e comunicação social, que irão reunir ao longo dos três anos do projeto, para acompanharem o projeto e os desenvolvimentos locais, nacionais e europeus de políticas e medidas de combate à pobreza energética.
Para saber mais sobre o projeto POWERPOOR consulte o website aqui.