teste
O Município da Moita, sobre o qual recai a Presidência do Concelho de Administração da S.ENERGIA do biénio 2017-2019 num sistema de presidência rotativa entre os municípios que a constituem, aderiu desde a primeira hora a este projeto, integrando a candidatura ao Programa IEE – Intelligente Energy for Europe da Comissão Europeia, que à data pretendia cimentar uma rede de Agências de Energia com a missão de promover localmente a eficiência energética e utilização de recursos renováveis endógenos, e deste modo contribuir para as metas europeias de redução de emissões de gases com efeito de estufa. A aprovação desta candidatura permitiu a criação da S.ENERGIA, que hoje se constitui na prática como um serviço público na definição e implementação de políticas regionais, nacionais e europeias de eficiência energética e energias renováveis.
Nestes 10 anos foram desenvolvidos os eixos de trabalho e ações concretas onde foi possível formar técnicos e sensibilizar a população para as questões da energia e sustentabilidade. De ações simples de contacto com a população mais jovem, em dias simbólicos como o Dia Europeu Sem Carros, até à formação de técnicos no Sistema de Certificação Energética de Edifícios foi possível formar e sensibilizar, tal como foi possível encontrar fontes de financiamento para intervir nos consumos de energia do município.
No futuro, tal como no passado, além do trabalho com os municípios, estaremos disponíveis para apoiar e colaborar com empresas e instituições, seja na identificação de possíveis medidas de melhoria, seja no apoio à seleção das melhores opções, seja simplesmente na sensibilização e formação, ou até no apoio à construção de candidaturas a fundos nacionais e europeus. O futuro exige-nos um território mais sustentável e a S.ENERGIA existe para anos apoiar neste processo.

Miguel Canudo
Vereador da Câmara Municipal da Moita