Cabeçalho

Newsletter n.º 52 | Junho de 2023

---
---

"PeddyAPP - Para a escola a caminhar" - Resultados da 3ª Edição

A S.ENERGIA tem o prazer de anunciar o sucesso da 3ªedição da competição "PeddyAPP - Para a Escola a Caminhar", realizada entre 3 de janeiro e 31 de março de 2023. A iniciativa envolveu 1.053 participantes dos quatro municípios de intervenção da S.ENERGIA.

Durante esse período, os participantes foram incentivados a caminhar e a explorar os locais emblemáticos históricos, culturais e ambientais dos seus municípios. O objetivo consistia em acumular a maior pontuação, de acordo com quilómetros percorridos e locais visitados. Os resultados superaram as expectativas!

No final desta edição, os participantes do PeddyAPP percorreram 10.000 quilómetros, correspondendo aproximadamente a uma "pequena" caminhada de Lisboa até Beijing na China, demonstrando compromisso e entusiasmo por um estilo de vida mais ativo e mais sustentável.

Além da emocionante competição, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir novos locais nas próprias cidades, apreciar paisagens, conhecer pontos históricos, descobrir rotas alternativas de deslocação e experimentar os benefícios da atividade física ao ar livre.

A S.ENERGIA agradece a todos os participantes que tornaram essa competição possível, e que provaram que pequenas ações individuais podem ter um impacto coletivo significativo.

Poderá consultar as memórias das entregas dos prémios desta iniciativa no nosso instagram.

---

Conheça melhor as 4 medidas PPEC da S.ENERGIA

A S.ENERGIA partilha as últimas novidades sobre as medidas financiadas pela 7ªedição do Programa de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. As quatro medidas visam promover a consciencialização ambiental, a eficiência energética e o uso de energias renováveis em diferentes áreas. Aqui estão as principais informações sobre cada uma delas:

1. NegaWATT: menos é MAIS! Esta medida utiliza uma estratégia de gamificação na educação para promover os conceitos de “suficiência energética”, “eficiência energética” e “energias renováveis”. Tendo por base uma app para telemóvel, os participantes serão desafiados com vídeos, jogos e tarefas que os farão refletir sobre o consumo de energia no seu dia a dia, promovendo uma maior consciencialização ambiental individual e coletiva. 

O público alvo desta medida são os alunos do 2º e 3º ciclo e poderão participar como apoiantes todos os membros da comunidade educativa. A competição decorre durante 6 semanas em cada escola. Estarão em competição 60 escolas e mais de 8.000 alunos da Área Metropolitana de Lisboa, Alto Alentejo e Cova da Beira.

Embora esta competição seja baseada numa app para telemóvel, a existência de uma bicicleta estática na escola durante um determinado período, será um dos elementos estruturantes e identitário desta competição e na qual os alunos podem pontuar ao mesmo tempo que carregam os seus telemóveis, associando assim os conceitos de energia e trabalho.

2. Caderneta Energética - Ferramenta para a Gestão e Otimização Energética em Edifícios. Esta medida pretende criar um roteiro para a eficiência energética dos edifícios suportado por uma Plataforma de informação e interação, que defina entre outros recursos um conjunto de processos e metodologias para a gestão energética e operacional do edifício, bem como o acesso a informação técnico-administrativa relevante que permita traçar o melhor roteiro para a modernização energética do edifício, bem como a sua utilização eficiente. 

Neste âmbito foram realizadas visitas técnicas de auditoria energética aos edifícios municipais incluídos nesta medida, assim como alguns edifícios de IPSS e Associações Sem Fins Lucrativos da área de intervenção do promotor, tendo sido também selecionados os sistemas de sensoriamento a serem instalados em cada um deles. 

3. EduLUX 2,3+ – Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas. Este projeto visa melhorar a eficiência energética na iluminação interior de Escolas do 2º e 3º Ciclo (algumas delas também Secundárias) e Ensino Superior (no caso do Instituto Politécnico de Setúbal) dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Almada, Setúbal, Palmela e Loures, contribuindo também para a melhoria das condições de conforto e visibilidade dos utentes nos locais das intervenções. 

Esta medida focar-se-á na substituição de iluminação fluorescente tubular do tipo T8 por iluminação LED do tipo Tubos LED. Esta substituição é a mais simples e eficaz, uma vez que se consegue realizar de forma direta, o que permite reduzir significativamente os custos de implementação. A implementação desta medida prevê a troca de pelo menos 47.190 lâmpadas tubulares fluorescentes de tecnologia T8 por lâmpadas tubulares LED em cerca de 50 escolas.

4. EficiênciaH20 - Eficiência Energética nos Sistemas de Bombagem de Água. Com o objetivo de intervir de forma transversal em três tipologias de sistemas de bombagem existentes, e que compõem a maioria do parque de bombas dos municípios, seja nos seus edifícios ou no abastecimento público, a medida "EficiênciaH2O" pretende promover a eficiência energética no transporte e condução de água. Sendo que a água é muitas vezes analisada do ponto de vista da sua escassez e conservação, é por vezes esquecida a componente energética associada à sua movimentação, disponibilização para utilização e qualidade de uso. Desta forma como pelo menos estes três vetores têm uma relevância elevada, procurou-se desenvolver uma medida que evidenciasse a relevância destas utilizações e projetasse um modelo futuro de intervenção e seus benefícios.

Nesta fase, foram já realizadas algumas visitas a diversas instalações por forma a avaliar novas oportunidades de melhoria de sistemas a modernizar.

A S.ENERGIA está empenhada na implementação destes projetos e expectante com os resultados a serem obtidos, tanto ao nível da adoção de boas práticas e de consciencialização ambiental individual e coletiva, mas também ao nível de resultados tangíveis de redução dos consumos de energia e melhoria da eficiência energética. 

---
---

Medida “+EFICIÊNCIA” promovida pela RNAE em parceria com a S.ENERGIA

A medida “+EFICIÊNCIA - Renovação Energética nas IPSS, Municípios, Associações e Coletividades”, promovida pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e decorre de agosto de 2024.

A S.ENERGIA colabora na implementação da medida “+EFICIÊNCIA”, que foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência energética das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Municípios, Associações e Coletividades, através da substituição de iluminação interior por tecnologia LED e por melhoria no aquecimento de Águas Quentes Sanitárias com integração de Bombas de Calor e Painéis Fotovoltaicos dedicados. Prevê-se uma redução de consumos e custos associados, com uma poupança estimada de 60% em iluminação e 30% na caldeira, com a possibilidade de apoio financeiro até 70% a fundo perdido para instalação destas soluções de eficiência energética.

Clique aqui para ver a brochura desta medida e caso o considere de potencial interesse para a sua instalação, entre em contacto com a S.ENERGIA através de geral@senergia.pt ou +351 210 995 139.

---

Medida "Regadio Eficiente" 

A medida "Regadio Eficente" é financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ª edição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. A S.ENERGIA, atua como parceiro local para a sua implementação, cujo objetivo é apoiar agricultores nos concelhos de Setúbal, Sesimbra, Palmela, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, contribuindo para a melhoria da eficiência de irrigação nas suas explorações agrícolas. 

O projeto tem como principal objetivo aumentar a eficiência energética e hídrica nos sistemas de rega, por meio da melhoria dos sistemas de bombagem e da adoção de energias renováveis. Espera-se uma redução de até 100% no consumo de energia dos sistemas de rega.

Para alcançar essa meta, serão instaladas as seguintes tecnologias:

1. Programadores/controladores de rega: Esses dispositivos possibilitam um controle preciso e automatizado do tempo e da quantidade de água utilizada na irrigação, evitando desperdícios e aumentando a eficiência do processo. 

2. Variadores de velocidade para as bombas hidráulicas: Essa tecnologia permite ajustar a velocidade de funcionamento das bombas de acordo com a demanda real de água, resultando em economia de energia e prolongamento da vida útil dos equipamentos.

3. Painéis solares fotovoltaicos: Ao adotar fontes renováveis, como a energia solar, os agricultores podem alimentar seus sistemas de rega com energia limpa, reduzindo significativamente os custos energéticos.

Além dos benefícios ambientais, os agricultores participantes receberão um apoio financeiro de 60% a fundo perdido para a instalação dessas tecnologias de rega eficientes. Isso não só ajudará a reduzir os custos com energia, mas também aumentará a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas de regadio.

---

Medida "FrioEficiente"

 

A medida "Frio Eficiente nas Lotas e Mercados Municipais de Portugal" é financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ª edição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e também é promovida pela ENA. Esta medida procura reduzir o elevado consumo de energia associado aos sistemas de refrigeração em lotas e mercados municipais, que operam 24 horas por dia, todos os dias do ano.

O objetivo é substituir os sistemas obsoletos e desatualizados por equipamentos de refrigeração eficientes, oferecendo um subsídio de 65% em forma de apoio financeiro não reembolsável. Espera-se uma economia de energia superior a 26% e um tempo de recuperação do investimento de cerca de 2 anos. Além disso, a modernização melhorará as condições de armazenamento e conservação dos produtos.

A medida é direcionada às lotas da rede nacional e aos mercados municipais em Portugal Continental, desde que possuam câmaras frigoríficas dedicadas à conservação de pescado, frutas e legumes, e demonstrem uma capacidade de redução do consumo de energia acima de 25%.

A consciencialização e formação dos usuários sobre a gestão adequada e eficiente das câmaras frigoríficas são aspectos importantes dessa medida. Serão oferecidas formações e orientações para maximizar os benefícios energéticos e a conservação dos produtos.

Prevê-se que esta medida contribua para a redução do consumo de energia, melhore as operações e promova a sustentabilidade desses locais.

---
---

Feira das Comunidades Educativas da Moita

A Feira das Comunidades Educativas da Moita, realizada nos dias 17, 18 e 19 de maio no Parque das Salinas em Alhos Vedros, foi um evento repleto de atividades educativas e interativas, promovido pela Câmara Municipal da Moita. Durante o evento, a S.ENERGIA marcou presença, promovendo ações relacionadas com energia e reciclagem. 

A S.ENERGIA também aproveitou esta oportunidade para a partilha de informações sobre fontes de energia renovável, eficiência energética e boas práticas comportamentais. Os participantes puderam aprender sobre energias renováveis e receber dicas práticas para adotar hábitos mais sustentáveis. Esperamos que a presença da S.ENERGIA na feira tenha inspirado os participantes a serem mais responsáveis no uso da energia e no cuidado com o meio ambiente.

---

2ª Semana Académica do Barreiro

A S.ENERGIA participou na 2ª Semana Académica do Barreiro, que aconteceu de 30 de maio a 3 de junho, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro. Esta segunda edição do evento reuniu estudantes e jovens do munícipio do Barreiro para celebrar a cultura, a aprendizagem e, é claro, a diversão!

As atividades desta agência de energia focaram-se nas boas práticas ambientais, nas energias renováveis e na mobilidade sustentável. Assim foi possível inspirar os jovens a adotarem práticas sustentáveis e a conhecerem sistemas que utilizam tecnologias limpas. A S.ENERGIA acredita que é essencial envolver a próxima geração e capacitar os jovens a serem agentes de mudança para um futuro mais verde e próspero.

---

Formação Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia

No dia 07 de junho, a S.ENERGIA em parceria com a Coopérnico promoveu uma sessão de capacitação voltada para técnicos municipais. O evento, intitulado "Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia", teve lugar na StartUp Barreiro, e reuniu um público predominantemente composto por técnicos dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de autoconsumo coletivo e o papel das comunidades de energia na transição para um modelo energético mais sustentável. Os palestrantes da Coopérnico e da S.ENERGIA partilharam casos de estudo e boas práticas, abordando temas como os benefícios económicos e ambientais do autoconsumo coletivo, as questões legais e regulatórias envolvidas e o envolvimento da comunidade no processo.

A sessão de capacitação proporcionou um espaço rico de aprendizagem e troca de experiências entre os técnicos municipais, permitindo-lhes adquirir conhecimentos valiosos e estratégias para impulsionar iniciativas de energia sustentável. Ao promover a colaboração entre as entidades envolvidas, a S.ENERGIA e a Coopérnico demonstraram mais uma vez o seu compromisso com a promoção da transição energética e o incentivo à ação das comunidades locais.

---

Esta mensagem foi enviada automaticamente pela S.ENERGIA. De acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicações Eletrónicas (Decreto-Lei nº 7/2004), poderá solicitar a remoção do seu endereço em: Cancelar subscrição. Conheça a nossa Política de Privacidade.